PÚBLICOS

Públicos

A eficácia dos negócios depende da boa gestão do relacionamento com os públicos estratégicos da organização. Mas não adianta detectar a importância dos públicos e ignorá-los. É preciso de fato manter uma relação dialógica permanente, pois não pode ser pontual, ou seja, quando a organização bem entender.

Por que é importante a aproximação ?

- Públicos são fontes de informações preciosas;

- Através deles se forma a boa imagem e reputação;
- São canais para propagação de fatos positivos ou negativos;
- Os públicos influenciam as pessoas e os membros de cada segmento são influenciados pelo grupo;
- Sem os stakeholders a organização não pode tornar-se perene no meio econômico e social, pois eles justificam sua existência, produzem, trocam informações e insumos, compram produtos e serviços;

O funcionário, o cliente, o fornecedor têm um papel que é mister para a existência e perpetuação de qualquer organização.
“Não há maneira de saber qual imagem os diversos públicos fazem de uma organização, uma marca ou um produto, a não ser que se pergunte a eles.”
Deonir de Toni

Como gerir o relacionamento com os públicos?

O trabalho de administração da relação com os públicos não pode tratar a todos de modo igualitário em vários sentidos. Primeiro, existe uma hierarquia de importância e segundo é preciso respeitar as diferenças. A comunicação não pode ser a mesma, deve ser direcionada e por isto, a organização deve interagir de modo particular com cada público estratégico. Deve-se escolher e direcionar as mensagens a serem transmitidas para cada segmento de público. Para tanto é preciso fazer uma análise que contempla e respeita as peculiaridades de cada público estratégico.

A gestão engloba também a condição fundamental para continuidade do diálogo e cooperação, é preciso auferir as necessidades e expectativas dos stakeholders e a partir daí pautar a conduta da organização.

Mapeamento de públicos

Defina os conceitos e metodologias que nortearão o trabalho.

1 – Identificação
2 – Tipos de públicos (exemplo: interno, externo etc)
3 – Objetivos da organização em relação a cada segmento
4 – Objetivos de cada público em relação à organização
5 – Determine os resultados esperados para cada público
6 – Quais são as expectativas da organização em relação a cada stakeholder

Qual a diferença entre o item 5 e 6?
O resultado é aquilo que de modo tangível se espera alcançar e as expectativas dizem respeito ao que se espera de contribuição efetiva para o processo.

7 – Nível do relacionamento (mensuração de como está a relação da organização com todos os públicos estratégicos)
8 – Qual a imagem e reputação que cada público estratégico tem acerca da organização?
9 – Determine a ordem de prioridade (do stakeholder mais importante ao menos importante)
10 – Estabeleça as diretrizes para gestão da comunicação direcionada a cada público estratégico. O que será dito? Como? Quando? Quem dirá? Como cada público participará do processo de comunicação e desempenho da organização? Mecanismos de mensuração etc.
As diretrizes aqui determinadas nortearão as estratégias do plano de comunicação, bem como os públicos aos quais são dirigidos os projetos de comunicação.

“A era das massas pertence ao passado. A sociedade está em vias de entrar na era dos públicos”
Gabriel Tarde (1843-1904)


“Admitindo que Relações Públicas são uma atividade cujo objetivo primordial é consolidar a marca da empresa, promover seu conceito corporativo e estabelecer relacionamentos planejados estrategicamente com os públicos, essa atividade se torna mais compreensível e recebe um foco diferente daquele que lhe é conferido pelas inúmeras definições”
Fabio França

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