Groundswell

Você sabe o que é web 2.0?

Rede social?

Prosumidor?

Não? Então, o seu negócio perderá uma grande oportunidade com o Groundswell...

Charlene Li, especialista em tecnologias sociais e em web 2.0 define Groundswell como “o uso da tecnologia para conseguir aquilo que antes era obtido através das empresas”. Pode parecer uma hipérbole, mas tente rememorar alguns fatos importantes. Número um: O Google é hoje uma das principais ferramentas de pesquisa. Dois: as pessoas buscam informações sobre produtos e serviços em blogs. Três: cresce ASSUSTADORAMENTE o número de depoimentos na web sobre satisfação e dicas de produtos e serviços. Quatro: é possível produzir, divulgar e vender um produto na internet, o consumidor que produz, ou seja, o prosumidor. Marx deveria ter sobrevivido para ver o cliente dono dos meios de produção ...e essa revolução está apenas começando.

O livro de Charlene Li e Josh Bernoff aborda justamente a importância das empresas perceberem que podem perder espaço, se não aproveitarem as Redes Sociais para fomentar a relação com os clientes, bem como fornecer a informação de que necessitam. Porque se não fizerem, outras pessoas farão. Vale ressaltar que a troca de dados via redes sociais é pública e seu concorrente pode se aproveitar disso para incrementar um produto concorrente ou criar um substituto.

Como será que a Coca-Cola usa as informações trocadas na comunidade do Orkut: “Queremos coca de 20 litros”?


Já pensou que a Rede Social é uma fonte de informação e que é também um grupo focal “a céu aberto”?

E tem um cara, Chris Anderson, que afirma peremptoriamente que o futuro é GRÁTIS!


Vamos refletir e atentar mais para a interatividade da Web!

Indico o livro The Groundswell – Fenômenos Sociais nos Negócios. E claro, A Cauda Longa – Best-seller de Anderson.

Comentários