REDE SOCIAL X MÍDIA SOCIAL

Tenho lido sobre o tema Redes sociais e percebo o uso de nomenclaturas diversas para o mesmo conceito. Creio que além de gerar confusão, não é bom para um melhor entendimento e análise desse fenômeno. Não é Ronaldinho, mas está alterando o mundo da comunicação, das relações sociais (dentro e fora do ciberespaço) e também o modus faciendi dos negócios.

Parte I – Organizando e Definindo

Mídia é sinônimo de meio de comunicação ou veículo. Media em inglês também significa meio. Segundo Veronezzi no livro Mídia de A a Z, Paulo Francis passou a escrever “mídia” designando a grande imprensa e depois para se referir a todos os meios de comunicação. Logo toda imprensa brasileira também passou a utilizar o termo. Pegou!

Rede Social – A web 2.0 trouxe a interatividade, a efetiva participação do internauta na grande rede de computadores. A criação de ambiente e comunidades gerou grupos sociais. Pequenas redes dentro da grande rede: Blogs, wikis, Facebook, MySpace, Orkut, Twitter, LinkedIn, Bebo etc.

Fugindo um pouco das referências tradicionais, recebi uma indicação de material proveitoso na internet. De acordo com Rodrigo Gabriel Piris, “Rede Social: é uma comunidade ou rede de pessoas que não está limitada a uma estrutura ou meio (ou mídia).” e Mídia Social “um meio onde uma determinada Rede Social utiliza para se comunicar”. Ainda segundo ele, “A Rede Social sendo a comunidade que compartilha de um interesse em comum e a Mídia Social sendo o meio onde este grupo se reúne.” O raciocínio é plausível!

Fonte:

Parte II – Divagando devagar
Não podemos esquecer também o significado de world wide web que em português significa “rede de alcance mundial”, porém traduzindo palavra por palavra significa, respectivamente: mundo, tela e rede.

Deve ser isso mesmo, uma grande tela que na verdade é um simulacro de uma teia de aranha em rede com nós e conexões prontas para nos prender e desprender. Transformar o mundo na Aldeia Global de Mcluhan, pois através dela todo o MUNDO, qualquer pessoa no universo, se bate como na antiga tribo baiana Tupinambá. Ainda pensando em Mcluhan, se o meio é a mensagem, o recado é: gerir as relações sociais está em voga. Bom para as Relações Públicas!

Comentários