O microfone da Sky News e Gordon Brown

O que está acontecendo com as pessoas públicas?

A era da sociedade da intromissão, onde existe o interesse explicito pela vida alheia. É difícil distinguir o público do privado e o sucesso de realitys shows corroboram o apreço pela invasão de privacidade e exposição de particularidades. Junte às novas tecnologias e o aumento da acessibilidade a informação e pronto: nitroglicerina pura. Pronta para explodir!

Mas as pessoas públicas parecem que esqueceram o cenário atual e continuam a desafiar as leis da boa reputação, descuidando do seu comportamento nas redes sociais ou nas mídias tradicionais, como no caso do primeiro ministro britânico Gordon Brown.

O microfone captou um comentário infeliz do premier inglês, ele chamou de “fanática" uma eleitora numa ação de campanha, que estava sendo gravada pela Sky News. O fato teve repercussão em diversos veículos de notícia e suscita uma grande dúvida: as pessoas públicas não entendem que estão mais vulneráveis ou realmente perderam o élan pela vida pública? Falta o quê? Vocação ou técnica?

Bush não pode nem apertar as mãos dos haitianos. Mr. Brown não tem paciência com uma pobre senhora idealista que precisa de atenção. Não adianta criar máscaras, pois elas caem!

Será que não temos mais Césares apaixonados pelo contato com o público, ávidos pela tribuna e loucos pela opinião pública?

E por falar em César, costumo citar a máxima romana que diz o seguinte: “A mulher de César não basta ser honesta, ela deve parecer honesta”. Senhores, Calpurnia hoje, deve parecer honesta e obrigatoriamente sê-la. Se não, a nitroglicerina explode. Boom!

Comentários